quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A escola na mudou ,sua prática avaliativa, comete muitos erros erros que certamente deixarão sequelas.ainda temos em mente avaliar só o educando , quel também servos avaliados, nós e a Instituição.
Eu me fiz essa pergunta muitas vezes e cheguei uma conclusão: a escola ainda não mudou, o sistema também não, por isso devemos levar essas reflexões.
Esta pesquisa em relação ao termo por mim escolhido tem me proporcionado uma construção no meu conhecimento e também a reflexão das praticas avaliativas. Segundo o professor Cipriano C. Luckese, a avaliação é uma analise quantitativa dos dados relevantes do processo de ensino aprendizagem que auxilia o professor na tomadas de decisões.
Os dados relevantes se referem às ações didáticas que em diversos momentos de ensino, a avaliação tem como tarefa: verificação, qualificação e a apreciação qualitativa, cumprindo também pelo menos três funções no processo de ensino: a função pedagógica didática, a função de diagnostica e a função de controle. Lamentavelmente o que temos visto nas escolas apenas uma função de controle, dando a ela um caráter quantitativo.
Com essas ações a avaliação se resumido a prova onde professores reprovam alunos por causa de decimo, ocorrendo assim uma exclusão do professor do seu papel docente que é de fornecer os meios pedagógico-didáticos para os alunos aprenderem sem intimidação.
DRA. LORENA PSICÓPEGAGOGA CLÍNICA, PEDAGOGA E ESPECIALISTA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário